Chamadas

Chamada para publicação 2018/2

Prazo de envio dos trabalhos: 31 de julho de 2018

Aprender que existe o Sul

Boaventura Santos afirma que uma “epistemologia do Sul assenta em três orientações: aprender que existe o Sul; aprender a ir para o Sul; aprender a partir do Sul e com o Sul”. Por outro lado, Nelson Maldonado-Torres propõe uma “virada decolonial” como um movimento teórico, prático, político e epistemológico de resistência às lógicas e aos domínios da colonialidade. Em campos diversos, livros como A queda do céu de Davi Kopenawa e Bruce Albert; Pode o subalterno falar? de Gayatri Spivak; Crítica da Razão Negra de Achille Mbembe; Metafísicas canibais e A inconstância da alma selvagem de Viveiros de Castro, ou as obras de Silviano Santiago e Walter Mignolo, de Santiago Castro-Gómez e Ramón Grosfoguel, entre tantos outros, fazem parte dessa nova perspectiva de se entender, estudar e afirmar as epistemologias de fora do eixo estadunidense ou europeu como contraponto ao poder hegemônico, tanto científico e filosófico, quanto cultural e artístico, do hemisfério norte.

A Revista Landa propõe-se a receber reflexões e discussões sobre como a literatura, o cinema, o teatro e as artes em geral podem ser instrumentos de resistência, de enfrentamentos do cânone, de força/resgate de outros saberes, de organização/expressão dos movimentos sociais (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, periferias etc.) e podem impactar e ser impactados pelas perspectivas decoloniais. Interessa-nos também artigos que abordem as formas como as artes estão enfrentando as censuras, as repressões, as agressões a que estão submetidas, sobretudo, diante do avanço do conservadorismo político, estético e social na América Latina.

 

Trabalhos que não respeitem as normas editoriais não serão aceitos. As normas podem ser consultadas em http://www.revistalanda.ufsc.br/normas.html
Os originais deverão ser enviados por correio eletrônico ao endereço:
revistalanda@gmail.com

Convocatoria para publicación 2018/2

Plazo de envío de los trabajos: 31 de julio de 2018

Aprender que existe el Sur

Boaventura Santos afirma que una “epistemología del Sur se apoya en tres orientaciones: aprender que existe el Sur; aprender a ir al Sul; aprender a partir del Sur y con el Sur”. Por su lado, Nelson Maldonado-Torres propone un “giro decolonial” como un movimiento teórico, práctico, político y epistemológico de resistencia a las lógicas y a los dominios de la colonialidad. En campos diversos, libros como La caída del cielo de Davi Kopenawa e Bruce Albert; ¿Pueden hablar los subalternos? de Gayatri Spivak; Crítica de la razón negra. Ensayo sobre el racismo contemporáneo de Achille Mbembe; Metafísicas caníbales y La inconstancia del alma salvaje de Viveiros de Castro, o las obras de Walter Mignolo, de Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel, entre tantos otros, hacen parte de esa nueva perspectiva para entender, estudiar y afirmar las epistemologías que se sitúan fuera del eje estadounidense o europeo como contrapunto al poder hegemónico, tanto científico, filosófico, cuanto cultural y artístico, del hemisferio norte.

Esta Convocatoria invita a investigadores a presentar trabajos que reflexionen sobre como la literatura, el cine, el teatro, el arte están siendo instrumentos de resistencia, de enfrentamientos al canon, de fuerza/rescate de otros saberes, de organización/expresión de los movimientos sociales (negros, indígenas, mujeres, homosexuales, periferias, etc.) y están impactando y siendo impactados por las perspectivas decoloniales. Nos interesan también artículos que aborden los modos como las diferentes expresiones artísticas están enfrentando las censuras, las represiones, las agresiones a las que son sometidas, sobretodo, frente al avance del conservadurismo político, estético y social en América Latina.

Trabajos que no respeten las normas editoriales no serán aceptados. Las normas pueden ser consultadas en http://www.revistalanda.ufsc.br/normas.html
Los originales deberán ser enviados por correo electrónico a la dirección:
 revistalanda@gmail.com

 

Chamada para publicação 2019/1

Prazo de envio dos trabalhos: 31 de janeiro de 2019

A imagem autoritária

 Quando as sociedades deixam vir à tona seus discursos autoritários, emergem, em consequência, forças contrárias, preocupadas em tornar evidente e corrente o discurso oposto, que se pretende democrático. Com a polarização aparente e a fácil categorização, simplifica-se o debate, despolitizando-o. E o abandono da política é bastante conveniente para o pensamento simplificador de aplicação imediata e aderência facilitada. Nesse cenário, as artes são percebidas como máquinas discursivas, meros veículos de algum tipo de informação. A operação afasta a política, e a montagem torna-se apenas media para um discurso. A arte é vista por aquilo que representa, como forma que persuade através da arbitrária e convencionada verdade da imagem. Mas é possível desconstruir esse mecanismo, interromper (ainda que por instantes) o fluxo homogêneo de transmissão de informação, demorar-se na imagem (sonora inclusive), esvaziá-la das relações facilitadas de representação e conhecimento e carregá-la de tempo, de história, de ficção. O discurso democrático pode e deve fazer sentido, mas justamente quando fala a um povo em seu devir, quando a arte é sempre uma montagem aberta, sempre pronta a devolver o olhar.

Nesta edição, a Revista Landa abre sua chamada para debater o caráter político das imagens. Buscamos contribuições em torno do cinema, da música, das artes plásticas, das artes cênicas ou mesmo de outras propostas artísticas que sejam capazes de resistir às apropriações autoritárias. Propomos um debate que se demore na politização dos significantes montados, na própria montagem (de materiais, imagens, sons, palavras, tempos), e não apenas naquilo que as imagens convencionalmente representam.

 

Trabalhos que não respeitem as normas editoriais não serão aceitos. As normas podem ser consultadas em http://www.revistalanda.ufsc.br/normas.html
Os originais deverão ser enviados por correio eletrônico ao endereço:
revistalanda@gmail.com

 

Convocatoria para publicación 2019/1

Plazo de envío de los trabajos: 31 de enero de 2019

La imagen autoritaria

 Cuando las sociedades dejan reaparecer sus discursos autoritarios, emergen, en consecuencia, fuerzas contrarias, preocupadas en hacer evidente y corriente el discurso opuesto, que se pretende democrático. Con la polarización aparente y la fácil categorización, se simplifica el debate, despolitizándolo. Y el abandono de la política es bastante conveniente para el pensamiento simplificador de aplicación inmediata y adherencia facilitada. En ese escenario, las artes son percibidas como máquinas discursivas, meros vehículos de algún tipo de información. La operación aparta a la política, y el montaje se vuelve apenas un medio para un discurso. El arte es visto por aquello que representa, como forma que persuade a través de la arbitraria y convencional verdad de la imagen. Pero es posible deconstruir ese mecanismo, interrumpir (aunque sea por instantes) el flujo homogéneo de transmisión de información, demorarse en la imagen (sonora inclusive), vaciarla de las relaciones facilitadas de representación y de conocimiento e insuflarlas de tiempo, de historia, de ficción. El discurso democrático puede y debe hacer sentido, pero justamente cuando le habla a un pueblo en su devenir, cuando el arte es siempre un montaje abierto, siempre listo a devolver la mirada.

En esta edición, la Revista Landa abre su convocatoria para discutir el carácter político de las imágenes. Buscamos artículos sobre cine, música, artes plásticas, artes escénicas o de otras propuestas artísticas que sean capaces de resistir a las apropiaciones autoritarias. Proponemos un debate que se demore en la politización de los significantes montados, en el propio montaje (de materiales, imágenes, sonidos, palabras, tiempos), y no apenas en aquello que las imágenes convencionalmente representan.

 

Trabajos que no respeten las normas editoriales no serán aceptados. Las normas pueden ser consultadas en http://www.revistalanda.ufsc.br/normas.html
Los originales deberán ser enviados por correo electrónico a la dirección:
 revistalanda@gmail.com